Feminismo Negro no Esporte

De: Feminismo Negro no Esporte
  • Sumário

  • O Podcast que conta histórias de Mulheres Negras no Esporte!
    Feminismo Negro no Esporte
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • #13. Handebol
    Feb 23 2023

    O novo episódio do Feminismo Negro no Esporte, vem contar história de duas grandes mulheres para a história do Handebol Brasileiro.

    Aninha

    Nascida em Campo Grande/MS

    Diretora Esportiva do time de Handebol Ser Unimed Sorocaba;

    Sub. Coordenadora de eventos da Confederação Brasileira de Handebol da região Sudeste;

    Treinadora e ex Atleta da Seleção Brasileira de Handebol.


    Hosana  Bastos (carioca)

    Nascida em São João de Meriti/RJ

    Atleta de handebol de 1990 a 2003;

    Árbitra de Handebol de 2000 até o momento atual; árbitra da FPHb (federação paulista de handebol); árbitra da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol);

    cronometrista dos Jogos Olímpicos Rio 2016;

    Professora de Educação física desde 2001, titular de cargo da PM de São Paulo; titular de cargo do governo do Estado de São Paulo; Treinadora de Handebol.



    Mediação: Ellen Scherrer @ellenscherrer e Dani Nunes @daninunes.rj

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 54 minutos
  • #12. Corrida de Rua
    Nov 27 2022

    Nesse Episódio do Podcast do Feminismo Negro no Esporte, Aline Inocêncio e Juce Ramos vão falar sobre Corrida de Rua.

    Aline Inocêncio

    Mulher negra nascida na zona leste de São Paulo.

    A vida  levou a ser multidisciplinar e, com o tempo, acreditar nas conexões entre as áreas atuantes. Seu primeiro papel foi no basquete, onde entendeu o que é ser coletivo e o que é uma sociedade.

    A experiência com a yoga aconteceu no momento em que tinha que escolher entre estudar ou continuar sendo atleta. Foi essencial para se ouvir e perceber que queria trabalhar com aquilo.

    Com a oportunidade de se formar com bolsa esportiva, fez faculdade de educação física e, nesse meio tempo, começou a trabalhar como modelo. Modelar foi essencial para a construção de sua auto estima. Após um bom tempo, consegui se dedicar ao curso de yoga, que foi essencial para  guiar de volta às minhas origens e o que faz sentido para ser a mulher que é hoje.

    Neste caminho, sempre procura estar em coletivos com protagonismo negro, feminino e diverso. "Isso me nutre a ponto de nutrir outras pessoas."

    É lider do Pretos Run e do Rachão Basquete Feminino.


    Juce Ramos

    Corredora amadora há 5 anos (Meia Maratonista), 36 anos, mãe da Lavínia, moradora da Maré (RJ).

    Encara a corrida de rua como ferramenta de empoderamento feminino e prática do autocuidado e usa o Instagram para compartilhar suas vivências de mãe, trabalhadora e estudante e incentivar outras mulheres a se manterem em movimento.

    Atualmente faz parte do time da Maratona do Rio,  é embaixadora da marca esportiva On Running aqui no Brasil e também é Podcaster no Alma de Corredoras.


    Mediação: Dani Nunes e Ellen Scherrer.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 24 minutos
  • #11. JORNALISMO
    Nov 16 2022
    Nosso terceiro episódio do Podcast Feminismo Negro no Esporte, conta com duas convidadas GIGANTES: Mônica Saraiva e Rafaelle Seraphim. Mônica Saraiva da Silva Jornalista, Fotógrafa e Diretora de Curta-Metragem Trabalhou em grandes ícones culturais, como Memorial da América Latina e Museu da Língua Portuguesa. De 2011 a 2021 foi assessora de imprensa e assistente de comunicação no Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu). Durante trajetória, foca em temas importantes e significativos que envolvem futebol e sociedade: Racismo e o Esporte, inclusão de LGBTQIA+, questões Indígenas e Afro Brasileiras, Futebol Feminino e Amputados, Copa dos Refugiados e Imigrantes, Direito das Crianças brincarem, Taça das Favelas entre outros. Atualmente, está à frente de Gondwana Comunicações e do Projeto Gondwana Futebol & Cultura, facilita oficinas, consultorias, mentorias e também atua como jornalista de conteúdos culturais, esportivos e sociais. Rafaelle Seraphim Jornalista e comentarista no @dominandoaarea;  Podcaster no @ubuntuesporteclube;  Editora do grupo Globo;  Mestranda na UFRJ. Mediação: Dani Nunes e Ellen Scherrer
    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 28 minutos
activate_samplebutton_t1

O que os ouvintes dizem sobre Feminismo Negro no Esporte

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.