💥Neste Geekonomics PodCast: Dinheiro no tempo, decisões e desconto intertemporal
Em geral estamos sempre desejando antecipar prazeres. Sejam os prazeres materializados em valores monetários ou em benefícios de qualquer natureza. Com isso por vezes atribuímos mais valor subjetivo a benefícios no presente, o contrário acontece quando avaliamos benefícios no futuro.
Muitas pesquisas em Economia Comportamental, encontram resultados que mostram essa preferência por antecipação de benefícios, mesmo para aquelas situações em que antecipar resulta em ganhos financeiros menores. Acontece que essa nossa inquietação, não apenas causa ganhos menores em termos financeiros como pode ter impactos para o tamanho da desigualdade econômica entre as pessoas.
Para avaliar essa situação, uma pesquisa envolveu mais de sessenta países e uma diversidade de pesquisadores que deu origem a artigo incrível!
incrível não apenas pela sua estrutura de pesquisa, mas também por possibilitar avaliar globalmente em diferentes países e culturas os efeitos de decisões econômicas quando o tempo é uma das variáveis determinantes. Vale ainda destacar o incrível cuidado com a amostra de participantes que ao selecionar sujeitos fora do ambiente acadêmico, garantiu a depuração de uma das mais frequentes críticas feitas a estudos em Economia Comportamental.
Por tudo isso e também por ter havido a colaboração de duas pesquisadoras brasileiras, esse artigo sem dúvidas se apresenta como um marco para as Ciências Comportamentais.
Neste Geekonomics PodCast, conversamos sobre os resultados da pesquisa, a metodologia e os bastidores com uma das pesquisadoras brasileiras que conduziu a pesquisa aqui no Brasil. Não deixe de conferir porque o episódio está incrível!
📌Geeks no episódio: Dinheiro no tempo e desconto intertemporal
Anderson Mattozinhos – Host
📌Convidada do episódio: Dinheiro no tempo e desconto intertemporal
⭐Sibele Dias de Aquino
Doutora e Mestra em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora no Laboratório de Pesquisas em Psicologia Social (L2PS). Especialista em Comunicação Empresarial e Especialista em Marketing. Bacharel em Comunicação Social.
📌Conecte-se com a convidada
💥Todos os contatos da Sibele aqui: NESTE LINK
💥Twitter: @aquino_sibele
💥Para monitorar e seguir, cursos de extensão da Sibele e também do grupo da @garagem.psi
📌Link do artigo – clique aqui