Episódios

  • #9 Eu permito que outras pessoas me controlem - Esquema de Subjugação
    Jul 18 2022

    As pessoas com esquema de subjugação sentem-se presas em suas vidas. Sufocadas pelas outras pessoas. Não conseguem ser livres nem aproveitar a própria vida pois estão sempre atendendo os desejos dos outros. Não fazem isso porque são altruístas ou de forma voluntária para ajudar as outras pessoas, fazem isso porque sentem-se coagidos pela ameaça de punição ou abandono. O esquema envolve a percepção de que suas próprias necessidades e sentimentos não são importantes para outras pessoas.

    Uma das consequências dessa submissão é o acúmulo de raiva, que se manifesta por meio de sintomas desadaptativos, como comportamento passivo-agressivo, explosões descontroladas de raiva, sintomas psicossomáticos, isolamento afetivo, abuso de álcool ou drogas.

    No episódio de hoje vou apresentar um pouco mais sobre esse esquema, como ele se manifesta e suas possíveis origens. E no final desse episódio vou mostrar uma forma de como você pode avaliar se esse esquema influencia sua vida.

    Meu nome é Leonardo Souza sou psicólogo clínico especialista em terapia cognitivo-comportamental e neuropsicologia. www.leonardosouza.psc.br

    Acompanhe mais conteúdos nos canais: Instagram: @leonardosouza.psc


    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
  • #08 Estou sempre tentando agradar todo mundo - Esquema de Auto Sacrifício
    Jun 14 2022

    As pessoas com esquemas de auto sacrifício colocam as necessidades e desejos de outras pessoas em primeiro lugar. Consideram que suas necessidades não são importantes. Via de regra as pessoas com esse esquema doam-se tanto que acabam se prejudicando. Esse padrão comportamental disfuncional é impulsionado por crenças com um excessivo foco nos outros. Fazem isso para impedir que as outras pessoas sofram, porque acreditam que isso é o certo a se fazer, para não se sentirem culpados ou egoístas. O auto sacrifício muitas vezes leva a um sentimento exagerado de responsabilidade com os outros. É muito comum que esta pessoa tenha muita dificuldade para iniciar sua terapia pois não se considera merecedora de receber tratamento. Origem: Criança que se sente responsável pelo bem estar dos pais. Aprendeu a dar mais ênfase aos desejos dos outros. Aprendeu a suprimir a própria raiva.  

    Meu nome é Leonardo Souza sou psicólogo clínico especialista em terapia cognitivo-comportamental e neuropsicologia. www.leonardosouza.psc.br  

    Acompanhe mais conteúdos nos canais: Instagram: @leonardosouza.psc

    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • #07 Como a pandemia tem afetado a qualidade do sono
    Dec 23 2021

    Além de lutar diretamente contra a pandemia temos que lidar com as consequências econômica e sociais. E sequelas na saúde física e mental. Com relação a saúde mental muitas pessoas buscaram e tem buscado ajuda profissional para lidar com o estresse e ansiedade que se intensificaram durante esse período. Mas isso não quer dizer que a saúde metal das pessoas piorou. Precisamos aguardar as pesquisas que podem confirmar ou não se houve aumento significativo no número  de transtornos mentais relacionados a pandemia. Por exemplo: TAG, TP, DM, TEPT, Transtornos do sono  etc...E é sobre o transtorno do sono o episódio de hoje. Tenho percebido um aumento significativo de paciente sofrendo com a insônia ou seja, dificuldade em iniciar ou manter o sono e ainda o despertar precoce. A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam como as principais causas a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse da vida cotidiana. Conheça algumas outras características da insônia e sua relação com o isolamento social. 

    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos
  • #06 Amor Patológico e a relação com os EIDs
    Dec 9 2021

    O amor patológico é um transtorno no qual o indivíduo é dependente do amor do parceiro e faz de tudo para não perdê-lo. Presta cuidados e atenção ao parceiro de forma exagerada desproporcional com o objetivo de evitar o abandono. Esse é um padrão de relacionamento aprendido na infância, onde o indivíduo passou por experiências contínuas de desamparo. A criança sentia que estava sendo abandonada e fazia de tudo para evitar o abandono real ou imaginário. E no episódio de hoje eu vou falar sobre a possível relação entre os esquemas iniciais desadaptados e o amor patológico.

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos
  • #05 Padrão Rígido/Inflexível - Nunca está bom o suficiente.
    Nov 27 2021

    Entre os esquemas desadaptativos mais comuns, está um esquema chamado de Padrão Rígido/Inflexível.

    As pessoas que têm esse esquema acreditam que devem se esforçar continuamente para atingir um padrão extremamente alto de desempenho.

    Esse esquema pode levar uma pessoa a apresentar um comportamento voltado ao perfeccionismo, desenvolver regras rígidas e ideias de como as coisas deveriam ser ou preocupação com tempo e eficiência.

    Costuma resultar em sentimentos de pressão ou dificuldade de relaxar e em posturas críticas exageradas com relação a si mesmo e a outros.

    Os padrões rígidos ditam as regras de como a pessoa deve interpretar as situações e de como agir.

    Normalmente, esse esquema surge para compensar outros esquemas ou é oriundo de um convívio familiar altamente exigente.

    Exibir mais Exibir menos
    10 minutos
  • #04 Crenças - "Isso sempre foi assim”; “sempre vai ser assim”...
    Nov 20 2021
    Mas de onde surgem os pensamentos automáticos? O que faz uma pessoa interpretar uma situação muitas vezes de forma distorcida? A resposta tem a ver com um fenômeno cognitivo mais permanente e profundo: as Crenças. As crenças são ideias ou esquemas que as pessoas desenvolvem desde a infância sobre si mesmas, as outras pessoas e o mundo. São tão fundamentais e profundos que as pessoas frequentemente não os questionam e os consideram como verdades absolutas. “Isso sempre foi assim”; “sempre vai ser assim”... As crenças nucleares são as ideias mais centrais e profundas da pessoa, são globais, super generalizadas e absolutistas. Quando ativadas, a pessoa facilmente identifica informações que apoiam a crença e distorcem as informações que não se enquadram no estilo da crença. Então é como se fossem matrizes ou regras que são fundamentais para o processamento da informação. E na verdade as pessoas precisam desenvolver esses esquemas ou crenças para poder lidar com uma grande variedade de informações que surgem a todo momento.
    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • #03 Os dois tipos de pensamentos
    Oct 28 2021

    No episódio passado eu me apresentei e apresentei o objetivo do Podcast e também falei um pouco sobre a terapia cognitiva seus pressupostos teóricos e como os pensamentos influenciam nossas reações de forma emocional, comportamental e psicofisiológica, e hoje, como eu tinha prometido, vou dar continuidade a esse assunto falando um pouco sobre os dois tipos de pensamentos. Mas antes vou falar sobre a base da terapia cognitivo-comportamental, este entendimento é fundamental para os próximos episódios.

    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • #02 Objetivos do Podcast Modo Cognitivo
    Oct 21 2021

    O Podcast Modo Cognitivo é um recurso para que você possa compreender um pouco mais sobre a saúde mental e refletir sobre estratégias que possam ser utilizadas para enfrentar os desafios da vida cotidiana. Abordagem terapia cognitivo comportamental.

    Exibir mais Exibir menos
    10 minutos