Charlotte Vilela entrevista, no último episódio da 1ª temporada do Mosaico Federal, um dos maiores expoentes da cultura Hip Hop do Brasil, o artista e produtor cultural Alan Jhone Moreira, popularmente conhecido com Bboy Papel. Nascido e criado em Ceilândia, iniciou suas atividades de dança na rua, praticando o Breaking, no final da década de 1990. Graças ao seu talento e capacidade criatividade, alcançou sucesso em pouco tempo, sagrando-se vencedor em pelo menos 30 competições de nível nacional, e realizando viagens internacionais para países como Estados Unidos, Alemanha e Suíça.
Sem jamais esquecer suas origens, Alan Jhone associou, desde o início, sua carreira artística a projetos de cunho social, entre eles oficinas de reabilitação para menores e atividades socioeducativas. Essas experiências deram ao artista a capacidade de desenvolver trabalhos de inserções sociais, por meio do ensino, da prática e difusão da dança, de forma voluntária, na cidade de Ceilândia.
Desde 2010, Bboy Papel criou um projeto social, denominado In Steps, resgatando e fortalecendo, com sucesso, a história do Hip-Hop e engajando crianças e jovens na arte da dança de rua. O artista também participa, de forma gratuita, em apresentações de dança, workshop e oficinas de projetos sociais que visam a promoção e a valorização da cultura Hip-Hop, em comunidades carentes do Distrito Federal.
Bboy Papel é o criador e realizador do Festival Nacional “Quando as Ruas Chamam”, que no segundo semestre deste ano terá a 7ª edição, sendo considerado um dos maiores eventos de Breaking da América Latina. Foi vencedor, na categoria de eventos, por dois anos consecutivos, do Prêmio de Breaking Latino-Americano, realizado em São Paulo.
Para os jovens que acompanham e procuram crescer nesta que alcançou o status de modalidade olímpica, Alan ressalta a importância de se ter dedicação nos treinos, um estilo de vida saudável, muito estudo, organização e um bom network com pessoas qualificadas e experientes. Essa, segundo ele, é a mescla perfeita para alcançar seus objetivos no seguimento do Breaking.