Episódios

  • Alan Jhone- bboy e produtor cultural
    Jul 21 2023

    Charlotte Vilela entrevista, no último episódio da 1ª temporada do Mosaico Federal, um dos maiores expoentes da cultura Hip Hop do Brasil, o artista e produtor cultural Alan Jhone Moreira, popularmente conhecido com Bboy Papel. Nascido e criado em Ceilândia, iniciou suas atividades de dança na rua, praticando o Breaking, no final da década de 1990. Graças ao seu talento e capacidade criatividade, alcançou sucesso em pouco tempo, sagrando-se vencedor em pelo menos 30 competições de nível nacional, e realizando viagens internacionais para países como Estados Unidos, Alemanha e Suíça.

    Sem jamais esquecer suas origens, Alan Jhone associou, desde o início, sua carreira artística a projetos de cunho social, entre eles oficinas de reabilitação para menores e atividades socioeducativas. Essas experiências deram ao artista a capacidade de desenvolver trabalhos de inserções sociais, por meio do ensino, da prática e difusão da dança, de forma voluntária, na cidade de Ceilândia.

    Desde 2010, Bboy Papel criou um projeto social, denominado In Steps, resgatando e fortalecendo, com sucesso, a história do Hip-Hop e engajando crianças e jovens na arte da dança de rua. O artista também participa, de forma gratuita, em apresentações de dança, workshop e oficinas de projetos sociais que visam a promoção e a valorização da cultura Hip-Hop, em comunidades carentes do Distrito Federal.

    Bboy Papel é o criador e realizador do Festival Nacional “Quando as Ruas Chamam”, que no segundo semestre deste ano terá a 7ª edição, sendo considerado um dos maiores eventos de Breaking da América Latina. Foi vencedor, na categoria de eventos, por dois anos consecutivos, do Prêmio de Breaking Latino-Americano, realizado em São Paulo.

    Para os jovens que acompanham e procuram crescer nesta que alcançou o status de modalidade olímpica, Alan ressalta a importância de se ter dedicação nos treinos, um estilo de vida saudável, muito estudo, organização e um bom network com pessoas qualificadas e experientes. Essa, segundo ele, é a mescla perfeita para alcançar seus objetivos no seguimento do Breaking.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora
  • Guará Freire- presidente do Centro de Tradições Populares
    Jul 1 2023

    A jornalista Charlotte Vilela entrevista Guarapiranga Freire, presidente do Centro de Tradições Populares (CTP). Herdeiro do fundador dos tradicionais folguedos Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula do Seu Teodoro, desde cedo desde criança participava dessas festas, demonstrando talento para a arte e, logo em seguida, um jeito especial para administração dessa importantes realizações culturais. Tanto que seu pai, em 2004, colocou o jovem para comandar os festejos, o que ele fez com desenvoltura desde então. O CTP, neste ano, completa 60 anos de existência, e o Seu Teodoro faria 103 anos no mês de novembro. Os trabalhos continuam de vento em popa, como nos conta Guarapiranga nesta entrevista.

    Exibir mais Exibir menos
    56 minutos
  • Gracia Cantanhede- Escritora
    Jun 30 2023

    Escritora, poeta, advogada e procuradora federal aposentada, Gracia Cantanhede é destaque no universo cultural de Brasília. Mineira de Campos Gerais, ela despertou muito cedo para a literatura. Entre crônicas, poesias e romances, Gracia Cantanhede já lançou dez livros e conquistou uma cadeira na Academia de Letras de Brasília e na Academia Dorense de Letras de Boa Esperança (MG). Casada, tem dois filhos, um netinho e reside em Brasília desde 1972. Por aqui, sempre teve participação ativa em projetos culturais. Por duas ocasiões, presidiu a Pró-Arte de Brasília, entidade voltada para a divulgação e incentivo de manifestações artísticas nas mais variadas frentes. Considerada uma escritora profícua, Gracia tem um olhar arguto para retratar fatos do nosso cotidiano com leveza ou com a carga dramática que os temas pedem. Como viveu a maior parte da sua vida na capital do país, Gracia escreveu muitos textos que exaltam Brasília. Esse é mais um aspecto importante na sua obra, pois fica visível para o leitor a relação de afeto que a escritora mantém com a cidade. Gracia Cantanhede sempre valorizou intensamente a leitura e arte de escrever e depois da aposentadoria, passou a ter mais tempo para dedicar a essas duas paixões. Diz, francamente, que não considera isso um hobby, mas sua essência, um chamamento e uma realização. A escritora revela que tem em sua casa uma biblioteca de mais de 25 mil livros, e que escreve todos os dias, seja uma crônica, um poema ou um conto. Inclusive, está com dois livros sendo editados para publicação. Dentre tantos aspectos de sua trajetória e olhar para o mundo, ela compartilha que quem faz o que gosta já encontrou o caminho da felicidade. É o seu caso.


    #literarura #escritora #brasília #mosaicofederal #podcast


    Acompanhe-nos também pelos canais:

    Youtube: Mosaico Federal

    Site: Mosaico Federal

    Instagram: Mosaico Federal


    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • Rafael Tursi- diretor do Projeto Pés
    Jun 23 2023

    O ator e produtor cultural Rafael Tursi, doutorando, bacharel e licenciado em Artes Cênicas e mestre em Arte pela Universidade de Brasília, começou sua carreira em 1998, em São Paulo, e atua em Brasília desde 2004.
    Ele atuou em diversos espetáculos no circuito comercial e universitário, em grupos de pesquisa, coreográficos e de experimentação cênica e fundou, em 2011 o grupo PÉS, de teatro-dança com pessoas com deficiências.
    Prestes a comemorar 12 anos de sua criação, o PÉS tem em seu repertório mais de 100 atividades realizadas, entre apresentações de cenas e espetáculos, aulas, palestras, trabalhos acadêmicos e participações em eventos nacionais e internacionais.
    O objetivo maior, segundo Tursi, é o de auxiliar pessoas com deficiência a se permitirem enxergar capazes de executar movimentos artísticos cênico-dançantes. Literalmente uma poesia construída a partir dos corpos presentes em cena.
    Sobre desafios, conquistas, projetos e sonhos, Rafael nos fala neste programa.
    Você pode acompanhar o projeto Mosaico Federal pelo Youtube, site e rede de podcasts.

    www.mosaicofederal.com.br


    #projetopes #teatrodança #dançar #dancaemcadeiraderodas #pessoascomdeficiencias #arte #podcastmosaicofederal #podcast #entrevistas #batepapo #cultura #cultural #jornalismo #inclusão #acessibilidade #audiovisual #brasilia #df #brasil #work #libras #facdf #youtube #spotify #cultura #Brasilia

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 16 minutos
  • Rafael Reis- coordenador-geral do projeto No Setor
    Jun 16 2023

    Neste episódio do Mosaico Federal, a jornalista Charlotte Vilela conversa com o artista Rafael Reis, gestor de políticas públicas e mestre em desenvolvimento sustentável. Ele é responsável por um trabalho renovador em atividades culturais de rua no Distrito Federal. Tem se destacado no Instituto de Projetos Culturais e Sociais do Setor Comercial Sul de Brasília, o No Setor, do qual se tornou coordenador geral em março deste ano.

    Um dos objetivos buscados por Rafael Reis é o de resgate do Setor Comercial Sul, uma área estigmatizada da capital federal e que vem chamando a atenção da cidade com projetos bem sucedidos como a Plataforma “Setor Carnavalesco Sul”, de estimular a criação de vínculos, o acolhimento e o acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

    Rafael Reis e equipe trabalham sempre em parceria com empresários e com o governo. Ao longo deste ano, o gestor pretende implementar novos projetos e reeditar aqueles que deram certo, sempre com o intuito formativo, de capacitar pessoas para o mercado de trabalho e incidir sobre a economia criativa e cultural. Os projetos pretendem consolidar os locais – seja uma rua ou um setor – como um espaço de debate, de aprimoramento de políticas públicas e de constante estudo sobre o carnaval e outras atividade culturais.Rafael Reis relata que, no Setor Comercial Sul, foram vários projetos desenvolvidos pelos voluntários, muitos deles abordados nessa entrevista.

    #SetorComercialSul #SetorCarnavalescoSul #projetosocial #projetocultural #culturaecidadania


    Acompanhe o Mosaico Federal

    www.mosaicofederal.com.br

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 6 minutos
  • Jéssica Leite- Presidente da quadrilha Saca-Rolha
    Jun 10 2023

    Neste episódio do Mosaico Federal, a jornalista Charlotte Vilela entrevista a quadrilheira e trancista Jéssica Leite, presidente do grupo de quadrilha Saca-Rolha, que é o mais antigo da cidade de São Sebastião, Distrito Federal. Jéssica tem orgulho do trabalho que faz e considera o grupo que ela preside como a mãe do movimento junino na cidade e um dos mais importantes do DF.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
  • Gustavo Vasconcellos- gestor cultural
    May 26 2023

    Carioca residente em Brasília desde a pré-adolescência, Gustavo Vasconcellos cresceu embalado pela música. Descobriu a percussão nos ensaios da torcida do Flamengo, em Copacabana, mas foi em Brasília que começou a estudar bateria. Integrou bandas que fazem parte da memória musical da cidade, como Mel da Terra, Oficina Blues, Banda 80 e BSB Disco Club. Primeiramente como músico e depois como produtor, passou a experimentar uma visão mais ampla sobre o universo da música para além da performance como instrumentista.

    Neste programa, Charlotte Vilela recebe esta talentosa personalidade, abordando um pouco de suas realizações em prol da cultura

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • Reco do Bandolim- músico e presidente do Clube do Choro de Brasília
    May 19 2023

    Neste episódio do Mosaico Federal, a jornalista Charlotte Vilela entrevista Henrique Lima Santos Filho, baiano que se mudou para Brasília ainda menino. Começou sua carreira de músico na capital, participando de bandas de rock como guitarrista, o que lhe rendeu o apelido de Jimi Reco, em alusão ao músico Jimi Hendrix. Eram, então, os primórdios do movimento musical que projetaria a cidade na década de 1980.

    Mas, o jovem e talentoso músico não ficaria nesse gênero. Logo foi seduzido pelo bandolim e pelos discos do mestre Jacob Bittencourt (Jacob do Bandolim), um dos maiores instrumentistas da música brasileira. O artista deixou a guitarra de lado, aderiu de corpo e alma ao Choro e tornou-se o Reco do Bandolim como é conhecido mundo a fora. O resto é história, e um pouco dela você confere aqui no Mosaico Federal.


    #musico #clubedochoro #choro #entrevista #podcast #mosaicofedral #cultura #DF #Brasilia

    Exibir mais Exibir menos
    59 minutos