• Boas Vindas ao Nem Mais um Recreio Perdido - uma espécie de audiolivro
    Feb 19 2023
    Nem Mais um Recreio Perdido - o Podcast é uma adaptação do e-book GRATUITO Manifesto #nemmaisumrecreioperdido. Aqui vais encontrar uma espécie de resumo dos estudos, autores e livros que defendem e sustentam que o Recreio, as Pausas , o Brincar e o Ar Livre são direitos e necessidades básicas de todas as Crianças em idade escolar. Pretende sensibilizar pais e educadores a terminar com práticas nocivas para o são desenvolvimento fisico e intelectual das crianças e promover uma infância plena e saudável , como pilar para o desenvolvimento de todo o potencial humano das nossas crianças.
    Exibir mais Exibir menos
    1 minuto
  • Introdução
    Feb 19 2023
    Porquê um manifesto pelo Recreio e pelo Brincar. As minhas convicções e motivações para fazer este podcast. porque deves lê-lo, partilha-lo com outros pais, professores e educadores.
    Exibir mais Exibir menos
    4 minutos
  • 1. A Importância do Brincar
    Feb 19 2023
    Brincar é um assunto sério. É fundamental para uma infância saudável e para o bom desenvolvimento dos adultos em que nos tornamos. Autores Recomendados Alison Gopnik, "Pais Jardineiros", Temas e Debates Robert Sapolsky, "Comportamento", Temas e Debates Bibliografia A importância do brincar Why do animals play , Burghardt ( 2005) Smith and Hagan ( 1980) Pellegrine and Smith ( 1998) Diamond, 1988 Harris, 2000 Wellman, 2014 Gabor Maté, The myth of normal ( 2022) James Garbarino, “Children and families in the social environment” ( 1992) Jaak Panksepp and Lucy Biven “The archaeology of mind “ ( 2012) J. Huizinga “ Homo Ludens : a study of the play element in culture” ( 1938) M. Bekoff e J. Byers “ Animal Play: evolucionara, comparative and ecological perspectives” ( 1998) M. Spinka et al “ Mammalian Play : training for the unexpected” ( 2001)
    Exibir mais Exibir menos
    6 minutos
  • 2. Tempo Livre e Tempo ao Ar Livre
    Feb 19 2023
    Em defesa de uma infância mais saudável. Estaremos a ser nós, adultos cuidadores, os responsáveis pelas doenças e dificuldades atuais, das nossas crianças? Autores Recomendados Angela Hanscom, "Descanços e Felizes", Livros Horizonte Pedro Strecht, "Pais sem Pressa", Contra-Ponto Bibliografia Alter, A “ how nature reset our minds and bodies” (2013) Ayres, J.A. “Sensory Integration and the Child” ( 2000) BBC News “ Finland’s Education Success” Bundy, A. “ Play and playfulness - what look for” ( 1997) Clements, R. “ An investigation on the satus of outdoor play” ( 2004) Cohen, L.J. “ the drama of anxious child” ( 2013) Ginsburg , K.R. “ the importance of play in promoting healthy child development” (2007) Gray, P. “ Free to lear: why unleash the instinct to play will make our children happier, more self-reliant and better students for life” ( 2013) Hamilton, J. “ Scientists say child’s play helps build a better brain” ( 2014) Hanford, E. “Out of the classroom an into the woods” ( 2015) Palmer, B. “ Why are so many kids getting miopia” ( 2013) Pellegrini, A.D. “ the benefits of recess in primary school” (2013) Pica, R. “ why kids need recess” (2010) Saul, H. “ New Zealand school bans playground rules and sees less bullying and vandalism” ( 2014) Tierney, J. “ can a playground be too safe?” ( 2011) Festas, Maria Isabel et al “ os tempos na escola - estudo comparativo da carga horária em Portugal e noutros países” ( 2014) Strecht, Pedro “ Hiperatividade e Défice de Atenção” ( 2018) Williams, Florence “ A natureza cura - como a natureza nos torna mais felizes, mais saudáveis e mais criativos” ( 2018)
    Exibir mais Exibir menos
    10 minutos
  • 3. O Descanso Faz Parte da Aprendizagem
    Feb 19 2023
    O descanso faz parte de uma aprendizagem efetiva. Será que a matemática e o português precisam mais do Recreio do que da Sala de Aula? Leituras Recomendadas Daniel H. Pink, "Quando", Gestão Plus Alex Pang "Descansar", Temas & Debates Bibliografia 1.Hans Henrik Sievertsen, Francesca Gino e Marco Piovesan “ Cognitive Fatigue Influences Student´s Performance on Standardized Tests” ( 2016) 2. Kristen M. Finkbeiner et all “ rest improves performance, nature improves happiness” ( 2016) 3. Stephanie Papopas “ As Schools cut Recess, Kids´learning will suffer, experts say” ( 2011) 4. Olga S. Jarret et al “Impact of Recess on Classroom Behavior” ( 1998) 5. Romina M. Barros et al “ School Recess and Group Classroom Behavior” ( 2009) 6. Timothy D. Walker “ How kids learn better by taking frequent breaks throughout the day” ( 2017)
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • Quanto tempo deve passar o meu filho ao ar livre?
    Feb 19 2023
    Diretrizes de tempo ao ar livre e tempo de brincadeira ativa e exercício , por dia e por idades. Baseado no trabalho de Angela Hanscom, Terapeuta Ocupacional Pediátrica mais sobre o seu trabalho e projeto https://timbernook.com
    Exibir mais Exibir menos
    1 minuto