Observatório Feminino

De: Rádio Itatiaia
  • Sumário

  • Mesa de jornalistas e convidadas dá voz às discussões sobre igualdade de direitos entre homens e mulheres
    Rádio Itatiaia
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • Podcast debate maternidade e baixa em número de nascimentos no Brasil
    Sep 15 2024

    Quando se fala em maternidade, dados chamam atenção: de acordo com os dados do censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), as mulheres têm esperado chegar aos 40 anos, ou mais, para ter filhos, isso muito devido ao trabalho, pois querem se dedicar à carreira, buscar uma estabilidade financeira e profissional e depois construir uma família.

    Apesar de não haver padrão de quantidade de filhos, ainda segundo o IBGE, nota-se uma tendência ao filho único crescente no Brasil.Nesse contexto, o Observatório Feminino deste domingo (15) conversa com a psicóloga Infantojuvenil e Psicopedagoga Sandy Alves, para falar sobre a maternidade tardia, os impactos dela no psicológico das mulheres e a pressão para ter filhos imposta pela sociedade.

    O podcast

    O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio e no YouTube da Rádio de Minas.

    Exibir mais Exibir menos
    21 minutos
  • Podcast Observatório Feminino: Setembro Amarelo, mês de reflexão e ação na prevenção ao suicídio
    Sep 8 2024

    O mês de setembro é marcado pelo Setembro Amarelo, uma campanha dedicada à conscientização e prevenção ao suicídio. O movimento busca promover debates sobre saúde mental, incentivando as pessoas a falarem sobre seus sentimentos e a procurarem ajuda em momentos de crise. A abordagem responsável sobre o tema é fundamental para quebrar tabus e criar ambientes de apoio e acolhimento.

    Neste contexto, o Observatório Feminino deste domingo (8) recebe Norma Moreira de Oliveira, porta-voz e voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Belo Horizonte. Norma atua diretamente com pessoas que acreditam que o suicídio pode ser uma solução para seus problemas, oferecendo escuta, apoio emocional e, muitas vezes, sendo uma linha de esperança em momentos de desespero.

    O CVV é uma organização que presta apoio emocional e prevenção ao suicídio, realizando atendimento gratuito e voluntário 24 horas por dia, via telefone, chat e e-mail. O trabalho da Norma e de outros voluntários é crucial para auxiliar aqueles que enfrentam momentos de profunda angústia, reforçando a importância de se falar sobre o sofrimento e buscar ajuda.

    Durante o mês de setembro, a campanha do Setembro Amarelo intensifica seus esforços para sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde mental. O objetivo é diminuir os índices de suicídio no país, promovendo o diálogo, a empatia e a compreensão sobre a complexidade dos fatores que levam uma pessoa a pensar em tirar a própria vida.

    O podcast

    O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio e no YouTube da Rádio de Minas.


    Exibir mais Exibir menos
    24 minutos
  • Observatório Feminino debate dados de violência doméstica e familiar em Minas Gerais
    Sep 1 2024

    O Ministério Público de Minas Gerais por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher divulgou a pesquisa intitulada "Cenário de Feminicídios em MG: um estudo sobre as mortes violentas de mulheres entre os anos de 2021 e 2023". O levantamento revela que 94% dos casos de assassinato de mulheres, que foram a júri, resultaram na condenação dos acusados.


    Sobre os agressores, foi constatado que 82% eram cônjuges, companheiros, namorados ou ex-namorados das vítimas. Além disso, 15% dos feminicídios consumados foram seguidos pelo suicídio do autor. O estudo também destaca que apenas 12% das mulheres vítimas de feminicídio tinham uma medida protetiva de urgência.


    Para comentar esses dados, o Observatório Feminino recebe a promotora Patrícia Habkouk, que também é coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

    Exibir mais Exibir menos
    24 minutos
activate_samplebutton_t1

O que os ouvintes dizem sobre Observatório Feminino

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.