Observatório Feminino Podcast Por Rádio Itatiaia capa

Observatório Feminino

Observatório Feminino

De: Rádio Itatiaia
Ouça grátis

Sobre este título

Mesa de jornalistas e convidadas dá voz às discussões sobre igualdade de direitos entre homens e mulheresRádio Itatiaia Ciências Sociais
Episódios
  • Podcast discute pensão para filhos de vítimas de feminicídio | Observatório Feminino
    Nov 30 2025

    O Observatório Feminino aborda neste domingo (30) um tema que expõe a violência contra a mulher no Brasil. A partir de dezembro, filhos de vítimas de feminicídio, crianças e adolescentes que tiveram suas vidas marcadas de forma permanente, devem começar a receber a pensão garantida por lei.

    O benefício assegura um salário mínimo mensal, atualmente R$ 1.518. Para ter direito, a renda familiar per capita deve ser igual ou inferior a 25% do salário mínimo. O decreto nº 12.636/2025 também garante o benefício a filhos de mulheres trans vítimas de feminicídio e a dependentes sob tutela do Estado.

    O pedido deve ser feito pelo representante legal da criança ou adolescente, com exceção do autor do crime. A análise e a concessão ficarão sob responsabilidade do INSS.

    O valor representa uma forma mínima de reparação diante de uma perda irreparável. Por trás dos números, estão famílias que buscam reconstruir suas vidas após a violência e o rompimento abrupto de vínculos afetivos.

    Para discutir o tema, o podcast recebe a advogada Lhigierry Moreira, presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM) em Minas Gerais e integrante da comissão nacional da entidade.

    O programa também aborda um relatório da ONU que aponta que, em 2024, uma mulher foi assassinada por alguém próximo — companheiros, pais, irmãos ou tios — a cada 10 minutos. Além disso, discute um novo decreto aprovado pelo Papa Leão 14, no qual o Vaticano afirma que, para os católicos, um único cônjuge é suficiente para uma vida conjugal plena.

    Sobre o podcast

    O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.


    Exibir mais Exibir menos
    21 minutos
  • Gestão estratégica, reputação e credibilidade nas redes sociais | Observatório Feminino
    Nov 23 2025

    O Observatório Feminino dessa semana discute temas que vão da importância da reputação à segurança de mulheres e à saúde masculina. A especialista Ana Luisa Almeida, sócia-fundadora da ALL+ e autora do capítulo de abertura do livro “Mulheres na Gestão da Reputação”, destacou como propósito, ética e coerência se tornaram estratégicos para a construção de confiança pessoal e corporativa.


    O programa também apresentou o Plinq, aplicativo criado pela jornalista Sabrine Matos e lançado em Curitiba, que permite consultar antecedentes criminais de potenciais parceiros amorosos. A ferramenta surgiu após o caso de feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte e busca aumentar a segurança de mulheres em novos relacionamentos.

    Na área da saúde, o governo de Minas Gerais anunciou um novo protocolo para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Homens com PSA alterado terão acesso garantido à ressonância magnética, exame que deve substituir o toque retal na maioria dos casos. A medida integra as ações do Novembro Azul.

    Exibir mais Exibir menos
    21 minutos
  • Observatório Feminino: comoção por assassinato de mulher trans, intervenção judicial em Pernambuco e acusações de Narcisa movimentam debate público
    Nov 16 2025

    O apelo emocionado de Edson Martins, pai de Alice Martins Alves, 33, tomou conta das redes sociais e se transformou em símbolo da luta por justiça. Alice, uma mulher trans, foi brutalmente agredida em 23 de outubro na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, e morreu dias depois devido às complicações das agressões.

    A fala de Edson ganhou repercussão nacional, ultrapassando um milhão de visualizações e despertando manifestações de solidariedade de artistas, ativistas e da sociedade que pede por Justiça. A comoção nacional reacendeu discussões sobre a violência contra pessoas trans no Brasil — um dos países que mais registra assassinatos dessa população.

    No programa Observatório Feminino deste domingo (14), o debate é coma modelo e Camila Montovani abordando a urgência de políticas de proteção e do combate à transfobia.

    O programa também aborda outro episódio envolvendo direitos das mulheres chamou atenção em Pernambuco. A Justiça precisou intervir depois que funcionárias de um posto de combustíveis denunciaram que estavam sendo obrigadas a trabalhar usando leggings e tops cropped como uniforme.

    A socialite Narcisa Tamborindeguy também virou assunto após declarações feitas no programa “De Frente com Blogueirinha”. Durante a entrevista, ela afirmou que o ex-marido, o diretor de TV, Boninho, seria ausente na vida da filha do casal, Marianna.

    Exibir mais Exibir menos
    21 minutos
Ainda não há avaliações