Episódios

  • Caso Robinho e a responsabilização das mulheres vítimas de estupro: ouça debate sobre o assunto em podcast
    Nov 17 2024

    Após mais de uma década em silêncio, a vítima do caso de estupro coletivo que levou à condenação do ex-jogador Robinho decidiu falar com a imprensa sobre o ocorrido em 2013.

    Identificada apenas como Mercedes, a mulher de origem albanesa fez seu pronunciamento no documentário O Caso Robinho, produzido pela Globoplay que estreou na plataforma no último dia 30. Protegida por uma iluminação que preserva seu anonimato, Mercedes revelou que “apagou” após o crime, ocorrido numa discoteca em Milão, Itália.

    O documentário mostra nas gravações com as falas dos agressores como a cultura do estupro faz vítimas em todo o mundo. O Brasil, por exemplo, registrou um crime de estupro a cada seis minutos em 2023.

    Com um total de quase 84 mil casos, um aumento de 6,5% em relação a 2022. As mulheres são a maioria das vítimas. Os dados são do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

    A expressão “cultura do estupro” não é muito utilizada no campo do Direito, mas ficou conhecida após o caso de estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos, ocorrido no Rio de Janeiro em 20 de maio de 2016.

    A cultura do estupro descreve um contexto em que a violência sexual é tratada como algo normal ou insignificante, frequentemente sustentada por atitudes que culpabilizam as vítimas e protegem os agressores. Nessa cultura existe um conjunto de comportamentos e atitudes que permitem a tolerância ao estupro.

    Robinho tentou minimizar o ato e desqualificar o testemunho da vítima. Esse tipo de atitude reflete uma sociedade onde o respeito à palavra da vítima é frequentemente posto em dúvida, e onde, principalmente, celebridades e figuras públicas tentam escapar das consequências de seus atos, usando sua posição de poder.

    Para falar sobre a responsabilização das mulheres pelo estupro, o podcast Observatório Feminino deste domingo (17) recebe a especialista em Segurança Pública e Justiça Criminal pela Fundação João Pinheiro e mestre em Psicologia Social pela UFMG, Daniela Tiffany.

    Exibir mais Exibir menos
    21 minutos
  • Podcast Observatório Feminino descomplica a economia com a jornalista Mara Bianchetti
    Nov 10 2024

    Discutir economia pode ser um desafio para muita gente. O tema, embora presente no cotidiano, traz conceitos complexos e uma abrangência global que, muitas vezes, afastam as pessoas da discussão.

    Mas entender a economia é essencial, pois ela impacta desde os preços no supermercado até as oportunidades de emprego e crescimento econômico.

    É justamente para desmistificar e esclarecer essas questões que o podcast "Observatório Feminino" deste domingo (10) recebe a jornalista Mara Bianchetti, do Diário do Comércio.

    O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio e no YouTube da Rádio de Minas.

    Exibir mais Exibir menos
    22 minutos
  • O que é coragem? Escritora reflete sobre o tema no livro 'Para todas as mulheres que não têm coragem'
    Nov 3 2024

    Coragem, segundo o dicionário, significa “moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez”. No entanto, para muitas mulheres, essa palavra assume um significado profundo e pessoal. Com o objetivo de explorar esse conceito, o Observatório Feminino convida a jornalista e cofundadora da @contente.vc, Daniela Arrais, autora do livro Para todas as mulheres que não têm coragem.


    Na obra, Daniela usa uma linguagem acessível e comovente, inspirada em suas próprias experiências e nas histórias de outras mulheres, para tratar de temas como autoaceitação, pressões sociais e o processo de ganhar autoconfiança. Ela aborda o que significa ser mulher na sociedade contemporânea, refletindo sobre os papéis tradicionais que podem restringir a autenticidade feminina.


    Ao longo do livro, a jornalista demonstra uma sensibilidade que acolhe e encoraja as leitoras a enfrentarem suas inseguranças e a viverem de maneira mais verdadeira e plena. Ela é a convidada do podcast Observatório Feminino deste domingo (3).

    O podcast

    O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

    Exibir mais Exibir menos
    20 minutos
  • 'Mama Nostra': livro reúne crônicas sobre os sentimentos, dores e apreensões do diagnóstico do câncer de mama
    Oct 27 2024

    O Outubro Rosa é um movimento internacional que ocorre durante todo o mês de outubro para promover a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

    Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula que a mulherada se toque e sempre faça o autoexame das mamas. E os dados alertam; de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 234 mil novos casos são previstos, até 2025, aqui em Minas Gerais.

    Neste episódio do Observatório Feminino, o podcast recebe a professora e escritora Sílvia Contaldo, que no dia 26 lança o livro "Mama Nostra", que reúne 14 crônicas que tratam das percepções, sentimentos, dores e apreensões provocadas pelo adoecimento por câncer de mama.

    Serviço
    Lançamento do livro “Mama Nostra”
    Data: dia 26 de outubro, sábado, às 11h
    Local: Livraria Quixote, Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi

    Exibir mais Exibir menos
    22 minutos
  • Como controlar o consumismo em crianças? | Observatório Feminino
    Oct 20 2024

    Ninguém nasce consumista. Esse tipo de comportamento, no entanto, atinge crianças e adultos e não começou agora. Antes, as propagandas estavam muito atreladas à televisão, seja em intervalos comerciais ou com personagens de novelas fazendo menções a um determinado produto. Atualmente, as empresas já conseguem, através de algoritmos muito sensíveis, oferecer a um consumidor exatamente aquele produto desejado e com anúncios em toda parte.

    Quem nunca comentou com um amigo que desejava comprar alguma coisa e a partir desse momento só aparece aquele produto pra você? Ou seja, apesar das propagandas terem mudado um pouco o meio e o formato de comunicar com o público alvo, a mensagem para o consumo ainda está lá - e ainda mais eficaz.

    Pensando nisso, o podcast observatório Feminino deste domingo (20) debate como controlar o consumismo, principalmente em crianças que são influenciadas pela publicidade, pela comparação com o que o outro colega tem, já que vivemos em uma sociedade que valoriza muito a posse de bens materiais.

    Para debater o assunto, o podcast recebe a psicóloga Clínica Infantojuvenil, Ana Luísa Bolívar.

    Exibir mais Exibir menos
    19 minutos
  • A presença feminina na Câmara Municipal de BH após resultados das eleições de 2024
    Oct 13 2024

    No último domingo (6) os eleitores de Belo Horizonte foram às urnas e, dos 41 vereadores escolhidos para ocupar a Câmara Municipal, 12 são mulheres, ou seja, 29%.

    Esse resultado na totalidade já é o melhor para a bancada feminina da história da capital mineira, mas ainda melhora: dos cinco vereadores mais votados de BH, quatro são mulheres. Confira:

    1° Pablo Almeida (PL) - 39.960 votos
    2° Professora Marli (PP) - 23.773 votos
    3°Iza Lourença (Psol) - 21.485 votos
    4°Fernanda Pereira Altoé (Novo) - 18.682 votos
    5°Marcela Trópia (Novo) - 17.878 votos

    Episódio da semana

    Para fazer uma análise deste cenário, o Observatório recebe a advogada e especialista em Direito Eleitoral e integrante da Associação Visibilidade Feminina, Dra. Carolina Lobo.

    O podcast

    O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

    Exibir mais Exibir menos
    23 minutos
  • Podcast debate: a menopausa chegou, e agora?
    Sep 29 2024

    A menopausa é uma fase natural na vida de toda mulher, marcando o fim da capacidade reprodutiva e trazendo uma série de mudanças hormonais. Embora seja um processo natural, essa fase pode impactar a qualidade de vida, por isso, entender e lidar com os eventos do período é essencial para uma transição mais tranquila.

    A Organização Mundial de Saúde criou o Dia Mundial da Menopausa, 18 de outubro, celebrado então mês que vem. A atriz Ingrid Guimarães, em entrevista disse: "se todos os homens entrassem na menopausa, estava tudo resolvido há muito tempo", isso porque ainda encontramos tabu para falar sobre o assunto.

    Para tratar dos tabus e mitos que envolvem a menopausa, a geriatra Bárbara Correia é a convidada do Observatório Feminino de domingo (29).

    O PODCAST

    O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio e no YouTube da Rádio de Minas.

    Exibir mais Exibir menos
    23 minutos
  • Após 70 anos uma mulher assume a diretoria-geral da Faculdade Ciências Médicas de MG; conheça a história
    Sep 22 2024

    A representatividade feminina em cargos de liderança tem evoluído lentamente no Brasil. Embora as mulheres constituam mais da metade da população e possuam, em média, um nível de educação superior ao dos homens, elas ocupam apenas 39,1% das posições de comando, de acordo com um levantamento recente da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

    Um marco histórico na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais reflete uma importante mudança nesse cenário. Pela primeira vez em 70 anos, uma mulher assumiu a diretoria-geral da instituição. A médica ginecologista e professora Cláudia Laranjeira, que anteriormente atuava como Diretora de Graduação e 1ª Vice-diretora, foi nomeada para o cargo mais alto da prestigiada faculdade de medicina.

    O destaque de sua nomeação não se limita apenas à conquista pessoal, mas também simboliza a crescente ocupação de cargos de liderança por mulheres no setor da educação e na área médica, tradicionalmente dominada por homens. Sua trajetória inspira o debate sobre a presença feminina em posições de destaque e a necessidade de ampliar esses espaços para mulheres no mercado de trabalho.

    A doutora Cláudia é a convidada especial do programa Observatório Feminino desta semana, onde discute a importância de garantir mais espaço para mulheres em altos cargos e como o cenário vem mudando nos últimos anos.

    Exibir mais Exibir menos
    25 minutos