• Petraglia é de Direita? (Especial 80 anos)
    Feb 11 2024

    Mario Celso Petraglia fez campanha para Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 e 2022, inclusive usando a estrutura do Athletico Paranaense para pedir votos.

    Mas Petraglia tem um longo histórico de parcerias com políticos de centro-esquerda, e até já trabalhou para uma coligação com o PT.

    Neste segundo episódio do especial de aniversário de 80 anos de Petraglia, fazemos um perfil político dele, baseado no que Petraglia falou e fez nas últimas décadas.

    'Senhor da Razão?' é um documentário independente, não autorizado, produzido pelo jornalista Filipe Andretta.

    Exibir mais Exibir menos
    21 minutos
  • A quase fusão com o Paraná Clube (Especial 80 anos)
    Feb 11 2024

    O Athletico Paranaense deve muito do que é hoje a Mario Celso Petraglia. Ao mesmo tempo, o time só existe em 2024 porque Petraglia não conseguiu colocar em prática o seu plano A quando assumiu a presidência: fazer uma fusão com o Paraná Clube.

    Neste primeiro episódio do especial de aniversário de 80 anos, você ouve bastidores do que foi a tentativa de salvar o CAP em 1995, acabando com ele.

    Entenda por que a fusão não deu certo e como era o plano de formar um supertime paranaense para disputar o Campeonato Paulista.

    Ouça áudios inéditos de uma entrevista de Petraglia, além de entrevistas exclusivas com João Augusto Fleury da Rocha e Carneiro Neto.

    'Senhor da Razão?' é um documentário independente, não autorizado, produzido pelo jornalista Filipe Andretta.

    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos
  • 7 - Fica, Fora, Volta
    Oct 17 2023

    Os movimentos “Fica Petraglia” (2002), “Fora Petraglia” (2005) e “Volta Petraglia” (2011) têm algo em comum: todos foram coordenados por Doático Santos. O ex-vereador é um dos fundadores do ETA (Esquadrão da Torcida Athleticana) e figura polêmica da política paranaense.

    Por trás desses movimentos estão disputas internas que Mario Celso Petraglia travou contra antigos aliados e contra as torcidas organizadas do Athletico Paranaense.

    Este episódio traz ainda:

    • Histórias do vice-campeonato do Brasileirão de 2004 e da Libertadores de 2005;
    • A atuação de Petraglia para trazer a Copa do Mundo para a Arena da Baixada;
    • Bastidores da briga com Marcos Malucelli;
    • Discussão sobre o preço dos ingressos;
    • A “Fase do Protagonismo”, com títulos da Sulamericana (2018 e 2021) e da Copa do Brasil (2019).

    'Senhor da Razão?' é um documentário não autorizado, produzido e editado pelo jornalista Filipe Andretta.


    Exibir mais Exibir menos
    58 minutos
  • 6 - Máquina de Lucro
    Oct 17 2023

    O Athletico Paranaense se tornou o clube que mais lucra fora da Europa com a compra e venda de jogadores. E não é por acaso.

    Mario Celso Petraglia previa, desde 1995, que esta era a única forma de levar adiante o plano ousado que ele elaborou para revolucionar o clube.

    Este plano, porém, não foi conduzido sozinho. Petraglia contou com a ajuda de muita gente, especialmente a de dois empresários: Ademir Adur e Ênio Fornea.

    Para obter destaque no mercado internacional da bola, Petraglia costurou uma parceria com Juan Figer – o maior agente de jogadores da história. Essa dobradinha rendeu ótimos negócios, títulos inéditos e algumas acusações que foram investigadas na Fifa e em duas CPIs no Congresso Nacional.

    Jogadores trazidos graças à parceria com Juan Figer levaram o CAP a conquistar a Seletiva da Libertadores (1999) e o Campeonato Brasileiro (2001). Depois, a venda desses atletas foi objeto de um dossiê montado por antigos aliados que viraram oposição.

    'Senhor da Razão?' é um documentário não autorizado, produzido e editado pelo jornalista Filipe Andretta.

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos
  • 5 - Aníbal Khury
    Oct 17 2023

    O Athletico Paranaense conseguiu uma indenização milionária graças à desapropriação do seu antigo clube de campo (o Pavoc) em 1995. Algumas pessoas alegam que o acordo só aconteceu porque Mario Celso Petraglia, presidente do CAP, era amigo e coordenador de campanha de Jaime Lerner, governador do Paraná.

    Documentos obtidos com exclusividade via LAI (Lei de Acesso à Informação) trazem à tona outro boato que se comenta à boca pequena em Curitiba: Aníbal Khury (então presidente da Assembleia Legislativa do Paraná) tinha um terreno enorme na mesma região e também recebeu uma generosa indenização.

    Entenda como foi a negociação e os valores envolvidos na obra do Canal Extravasor do Rio Iguaçu, que indiretamente mudou os rumos do Furacão.

    'Senhor da Razão?' é um documentário não autorizado, produzido e editado pelo jornalista Filipe Andretta.

    Exibir mais Exibir menos
    26 minutos
  • 4 - O Caso Ivens Mendes - parte II
    Jul 12 2023

    Petraglia é banido do futebol, o Athletico Paranaense é suspenso por um ano e Alberto Dualib, presidente do Corinthians, suspenso por dois anos. Estas foram as penas impostas pela Justiça Desportiva num primeiro julgamento, em 5 de junho de 1997, no Caso Ivens Mendes.

    As semanas seguintes foram de especulações e incertezas envolvendo Athletico, Fluminense, Corinthians, Grêmio, Bragantino, Bahia, Náutico e outros clubes. Muita coisa estava em jogo fora dos gramados.

    Neste episódio - a parte II do caso - você verá as pressões políticas nos bastidores. Além de processos na Justiça Comum, houve uma comissão especial na Câmara, presidida por Eurico Miranda, que ouviu Ricardo Teixeira, PVC e até o Rei Pelé.

    Saiba também como foi a mobilização popular para salvar o CAP, liderada pela Torcida Organizada Os Fanáticos.

    E entenda como foi a reversão das penas, num processo que beneficiou principalmente o Fluminense e reabilitou Mario Celso Petraglia.


    'Senhor da Razão?' é um documentário não autorizado, produzido e editado pelo jornalista Filipe Andretta.

    Exibir mais Exibir menos
    53 minutos
  • 3 - O Caso Ivens Mendes - parte I
    Jun 9 2023

    Petraglia foi banido do futebol em junho de 1997. Na mesma decisão do STJD, o Athletico Paranaense foi suspenso por um ano, sendo rebaixado no tapetão.

    Tudo isso estava relacionado ao 'Caso Ivens Mendes', um dos maiores escândalos do futebol brasileiro.

    A história veio à tona numa reportagem de Marcelo Rezende no Jornal Nacional. A matéria continha grampos telefônicos de Mauro Celso Petraglia, presidente do Furacão, e também de Alberto Dualib, presidente do Corinthians.

    Para entender o escândalo, é preciso falar dos duelos do Athletico Paranaense contra Fluminense, Criciúma, Atlético Mineiro e Vasco. Também é necessário analisar as brigas que Petraglia comprava fora de campo, envolvendo a Rede Globo, o Clube dos 13 e Eurico Miranda.

    Este episódio traz entrevistas com Juca Kfouri e Paulo Carneiro. O roteiro conta ainda histórias de jogadores lendários como Ricardo Pinto, Renato Gaúcho, Cláudio Taffarel, Paulo Rink, Oséas, Euller, Jean Carlo e Edmundo.

    Exibir mais Exibir menos
    46 minutos
  • 2 - Futebol é pra quem tem dinheiro
    May 17 2023

    Petraglia conseguiu transformar uma área de banhado que pertencia ao Athletico Paranaense numa fonte de recursos para investir em infraestrutura. Uma jogada que envolveu parcerias políticas e abriu caminho para a construção do CT do Caju e da Arena da Baixada.

    Neste episódio, contamos a história da família Cornelsen e do Pavoc, um clube social projetado para ser do Coxa, mas que acabou parando nas mãos do maior rival. Os bastidores são tema de uma entrevista com Sandro Moser, biógrafo de Barcímio Sicupira.

    Conheça também a Retaguarda Atleticana, grupo formado nos anos 1970 por Valmor Zimmermann e que se tornou a porta de entrada de Mario Celso Petraglia no Athletico.

    Em entrevistas exclusivas, Mauro Singer e Julio Cesar Sobota (Julião da Caveira) contam bastidores de reuniões com o Petraglia e explicam porque a relação do presidente com a torcida rubro-negra é tão instável.

    "Senhor da Razão?" é um documentário independente e não autorizado sobre Mario Celso Petraglia e o Athletico Paranaense, produzido pelo jornalista e advogado Filipe Andretta.

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos