Audible Brasil Marca Presença na FLIP 2023

a balcony with a sign on it

Recém-chegada ao Brasil, a Audible, uma das principais criadoras e distribuidoras de entretenimento em áudio de alta qualidade, marca presença, pela primeira vez, na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). No evento, que comemora a sua 21a edição, o público conheceu mais sobre a visão da empresa, do segmento editorial e de autores sobre o audiolivro como formato para editoras e ouvintes no Brasil, a participação mulheres na literatura e o conteúdo erótico no formato de áudio.

A Flip 2023, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de novembro, teve o protagonismo feminino na literatura como um ponto forte. Tencionada a impulsionar essa representatividade no segmento editorial e criativo, a Audible organizou três debates com mulheres que são protagonistas do setor no país.

O painel "A vez dos audiolivros no Brasil - As diferentes perspectivas da indústria,” em parceria com a Casa Publishnews, teve mediação da jornalista Talita Facchini, e participação de Adriana Alcântara, Diretora Geral da Audible no Brasil, da coordenadora comercial da Editora Planeta, Cinthya Müller, e Vanessa Passos, doutora em literatura e autora vencedora da 6a edição do Prêmio Kindle de Literatura. Cada uma delas, sob suas diferentes perspectivas, abordaram o potencial dos audiolivros no país, desafios e oportunidades. Foi realizado na 5ª feira, dia 23/11, das 17h30 às 18h30, na Casa PublishNews.

No sábado, dia 25, às 13h30 às 15h, a mesa “Novos espaços, oportunidades e formatos para as vozes femininas na literatura” trouxe como tema o novo formato para as obras literárias, as possibilidades de atuação para autoras, narradoras e mulheres da classe artística em geral. O elenco presente foi formado por: Ana Suy, finalista do Prêmio Jabuti deste ano na categoria Ciências, com sua obra “A gente mira no amor e acerta na solidão”, Alice Miranda, escritora finalista do Prêmio Kindle 2022 e Tatiany Leite, jornalista especializada em literatura.

Em um descontraído bate-papo voltado para a literatura como conteúdo erótico e sem-tabus, a jornalista Lella Malta recebeu na mesa "Hot Flip: o romance erótico em pauta na Casa Escreva Garota," as escritoras reconhecidas no meio e que já têm suas obras disponíveis em audiolivro na Audible, como Sue Hecker, autora de O lado bom de ser traída, Tatiana Amaral, autora da trilogia A Descoberta do Prazer, A Descoberta do Amor e A Descoberta da Verdade, Juliana Dantas, autora de Vendetta (vol 1 e 2), As Infinitas Possibilidades do Nunca, entre outros, e Lola Belluci, autora de A Bela e o Mafioso, Casamento Real, e muito mais.

Para Adriana Alcântara, Diretora Geral da Audible Brasil, participar de um dos eventos mais importantes do mercado editorial é uma grande oportunidade de incentivar o segmento a se aprofundar, propondo discussões relevantes para todo segmento. “Tivemos o cuidado em propor debates sobre conteúdos que irão mobilizar o segmento literário no país, com o potencial que os audiolivros trazem, e dando protagonismo a grandes profissionais da indústria, incluindo autoras que já têm suas obras no formato de áudio”, completa a executiva.

Além de toda a programação na Flip, a Audible lançou no início desta semana o audiolivro Úrsula, romance de Maria Firmino dos Reis, homenageada na FLIP de 2022, e interpretado pela atriz Erika Januza. Este ano, Pagu será a personalidade celebrada da festa literária. A autora, que sempre esteve à frente de seu tempo, retratou em suas obras as facetas das mulheres brasileiras - mães, trabalhadoras, feministas e tantas outras. Sua obra Autobiografia Precoce, lançada em 2020, relatando seus anseios, medos e lutas durante a década de 40, também está disponível em audiolivro na Audible.

Related

Audible Lança Serviço no Brasil

O serviço da Audible para o Brasil oferece acesso ilimitado a mais de 100.000 audiolivros, incluindo cerca de 4.000 títulos em Português, muitos deles narrados por talentos brasileiros reconhecidos, e muito mais.