Episódios

  • #127 Experimentações e reinvenções que você precisa fazer em nome da arquitetura de dados
    Sep 18 2024
    Carlos Pedrosa, superintendente de TI do Inter, compartilha como o banco digital enfrentou os desafios de crescimento acelerado e transformou sua arquitetura de dados — um processo que vem sendo desenvolvido desde 2019 para gerar escalabilidade, descentralização e democratização dos dados para atender seus mais de 33 milhões de clientes. Para isso, Pedrosa conta o papel da Gen AI e de uma governança de dados robusta para cruzar essa jornada de inovação e adaptação.

    Participantes:
    • Carlos Pedrosa, IT Superintendent, Inter.
    Host(s):
    • Marcel Ghiraldini, CGO, MATH.
    • Sergio Larentis, COO, MATH.
    Exibir mais Exibir menos
    45 minutos
  • #126 Recursos made-in-Brazil (como o PIX) como produtos tipo exportação | Alexandre Borghoff (Fiserv)
    Sep 11 2024
    Alexandre Borghoff, da Fiserv, explora como o Pix e os cartões de crédito coexistem e transformam o mercado financeiro brasileiro a partir de uma pesquisa profunda de sua própria instituição. Ele discute, com isso, a aceleração da bancarização pelo Pix e como diferentes gerações e classes sociais utilizam essas ferramentas de forma distinta — o que serve de aprendizado para mais empresas compreenderem os hábitos do brasileiro. Borghoff também comenta sobre a importância da educação financeira e as percepções de segurança entre os consumidores.

    Participantes:
    • Alexandre Borghoff, Diretor Comercial das Soluções de Emissão, Fiserv.
    Host(s):
    • Marcel Ghiraldini, CGO, MATH.
    • Fabiana Amaral, Diretora Executiva de CX e Marketing, MATH.
    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • #125 O atendimento pode até ser físico, mas a experiência e os dados são 95% digitais | Edson Rodrigues Lisboa Junior (Sicoob)
    Sep 4 2024
    O Sicoob vivencia um momento de transformação digital com o intuito de melhorar a experiência do cliente. Com mais de 95% das transações realizadas digitalmente, a empresa combina tecnologia avançada com atendimento humano para criar uma jornada fluida e personalizada. Soluções como assinatura eletrônica, reconhecimento facial e o assistente virtual Alice são fundamentais para elevar o padrão de atendimento.

    Participantes:
    • Edson Rodrigues Lisboa Junior, Superintendente de Sistemas de Informação, Sicoob.
    Host(s):
    • Marcel Ghiraldini, CGO, MATH.
    • Fabiana Amaral, Diretora Executiva de CX e Marketing, MATH.
    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • #124 Os pilares da gestão ágil: liderança, comunicação e flexibilidade | Rafael Lima (Santander)
    Aug 28 2024
    Rafa Lima, Senior Head do Santander, explora os desafios e estratégias de adotar metodologias ágeis em uma organização centenária. Ele destaca como a liderança proativa e a comunicação são fundamentais para integrar estruturas verticalizadas e promover a colaboração entre equipes. E também aborda a importância de definir OKRs bem estruturados e a integração da inteligência artificial com a liderança humana para impulsionar a inovação e a eficiência em instituições.

    Participantes:
    • Rafael Lima, Head of Digital Growth, Santander.
    Host(s):
    • Marcel Ghiraldini, CGO, MATH.
    • Carlos Ronaldo Cardoso Júnior, Delivery Executive Director, MATH.
    Exibir mais Exibir menos
    39 minutos
  • #123 Desafios e estratégias para uma governança de dados eficaz | Jun Okawa (Safra)
    Aug 21 2024
    A utilização estratégica de dados já não é mais um diferencial competitivo: é uma necessidade para a tomada de decisão. O desafio está em fazer com que as empresas consigam transformar dados brutos em insights. E quem nos ajudou a ter reflexões profundas sobre o tema foi Jun Okawa, Superintendente de Portfólio e Modelagem de Crédito do Banco Safra, que voltou ao podcast Do the Math para contar se as empresas estão aproveitando (ou não) todo o potencial dos dados disponíveis.

    Participantes:
    • Jun Okawa, Credit Modeling, Data Science and Portfolio Superintendent, Safra.
    Host(s):
    • Marcel Ghiraldini, CGO, MATH.
    • Fabiana Amaral, Diretora Executiva de CX e Marketing, MATH.
    Exibir mais Exibir menos
    36 minutos
  • #122 A implementação de IA começa por uma base sólida de dados | Carlos Alves (Cielo)
    Aug 14 2024
    O vice-presidente de tecnologia e negócio da Cielo mostra como a inteligência artificial está transformando a empresa a partir de uma base sólida de dados. A IA generativa é usada na prevenção de fraudes, mas ao mesmo tempo reforça a necessidade de um planejamento estratégico. É preciso cuidado e planejamento para não investir em uma tendência exclusivamente por esse motivo.

    Participantes:
    • Carlos Alves, Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Negócios, Cielo.
    Host(s):
    • Marcel Ghiraldini, CGO, MATH.
    • Bruno Prolo, Diretor de consultoria, MATH.
    Exibir mais Exibir menos
    46 minutos
  • #121 Os dados servem para entender hábitos e comportamentos (de viagens, inclusive) | Leonardo Cestarolli (PaGol)
    Aug 7 2024
    Os dados são utilizados para classificar e entender os clientes, respeitando, claro, os limites estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O objetivo de quem lida com dados deve ser conhecer hábitos e comportamentos dos usuários. No caso da Pagol, empresa ligada à Gol e à Smiles, essas boas práticas são essenciais para filtrar perfis de viajantes, desde mochileiros econômicos até turistas de luxo. Na operação, é recomendável usar metodologias ágeis, que permitem adaptação rápida e eficiente às necessidades do mercado. A abordagem ágil facilita a evolução contínua e personalizada dos serviços oferecidos.

    Participantes:
    • Leonardo Cestarolli, CTO, PaGol.
    Host(s):
    • Marcel Ghiraldini, CGO, MATH.
    • Fabiana Amaral, Diretora Executiva de CX e Marketing, MATH.
    Exibir mais Exibir menos
    39 minutos
  • #120 Inteligência artificial não é só ganho de tempo, mas de qualidade | Federico Grosso (Adobe)
    Jul 31 2024
    A inteligência artificial está revolucionando a qualidade das entregas ao permitir a criação de conteúdos personalizados e eficientes, além de monitorar e automatizar processos complexos. Essa tecnologia, inicialmente vista como lúdica, agora se solidifica como um componente essencial nas estratégias empresariais. A IA não só aumenta a produtividade, mas também eleva a precisão e a segurança nas operações. A chave para o futuro será a implementação de casos de uso práticos, que agreguem valor real e duradouro para empresas e consumidores.

    Participantes:
    • Federico Grosso , General Manager LATAM, Adobe.
    Host(s):
    • Cassio Politi, Apresentador, Tracto.
    • Marcel Ghiraldini, CGO, MATH.
    • Fabiana Amaral, Diretora Executiva de CX e Marketing, MATH.
    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos