Audible Oferece Audiolivros Gratuitos de Obras para Vestibulares 2024
A Audible disponibiliza a partir de hoje até o final de janeiro de 2024 acesso gratuito a onze audiolivros de obras literárias exigidas pelos vestibulares das principais universidades públicas brasileiras. Os audiolivros permitem que os estudantes que estão se preparando para as provas do início do ano possam ter uma experiência imersiva de aprendizagem mesmo enquanto estão envolvidos em outras atividades rotineiras, como cozinhar, correr ou passear com o cachorro. Para ouvir ou baixar esses clássicos da literatura, basta acessar www.audible.com.br ou o aplicativo Audible, selecionar o serviço brasileiro, fazer o login e buscar pelo nome do título.
"A Audible acaba de lançar o seu serviço no Brasil com um extenso catálogo de audiolivros, entre eles muitos dos clássicos da literatura que fazem parte das listas obrigatórias para o vestibular. Sabemos da importância desse momento e estamos felizes em poder colaborar oferecendo audiolivros como uma opção que traz o conhecimento destes títulos otimizando o tempo tão disputado nos dias de hoje", afirma Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil.
Confira a lista completa dos títulos gratuitos abaixo.
Obras de Machado de Assis, um dos maiores representantes da Literatura Brasileira, sempre figuram entre as mais exigidas pelos vestibulares. Na Audible, cinco delas estão disponíveis em audiolivros, que podem ser ouvidos gratuitamente, como Quincas Borba, da fase realista do autor. Em 10 horas e 26 minutos, o estudante vai conhecer a história de Rubião, um professor que herda os bens de seu amigo Quincas Borba, com a condição de cuidar de seu cão, que tem o mesmo nome do dono falecido. A coletânea de 16 contos do autor, Várias Histórias, publicada em 1896 também está disponível e traz alguns dos seus mais prestigiados contos, como A Cartomante, A Causa Secreta, Uns Braços e O Apólogo. Em apenas 5 horas e 17 minutos é possível ouvir todos eles.
Já o Bons dias, do mesmo autor, reúne crônicas narrativas publicadas entre 1888 e 1889, que carregam um tom irônico e realista de uma época do Brasil em que a monarquia e a escravidão chegavam ao fim. Para ouvir em 2 horas e 38 minutos, as crônicas apresentam diversos personagens, entre eles, o próprio Machado de Assis, que usa um pseudônimo de “Boas Noites”. Outro clássico da literatura brasileira escrito pelo autor, Casa Velha, pode ser ouvido, por exemplo em uma viagem de pouco mais de 3 horas. O texto aborda intrigas imperiais, tragédias e jogos de interesses na perspectiva de um padre que deseja escrever sobre a formação do Primeiro Reinado de D. Pedro I.
Contos famosos como “O Alienista” e “O Espelho”, fazem parte da terceira coletânea de contos de Machado de Assis, Papéis Avulsos. A obra completa, com duração de 7 horas e 18 minutos na versão em áudio, inaugura a fase realista do escritor, que adota um tom ironicamente ácido e pessimista.
Casa de Pensão, clássico de Aluísio de Azevedo, de 1884, conta a história de um crime que sensibilizou o Rio de Janeiro entre 1876 e 1877. Em 13 horas e 40 minutos, a obra relata a chegada do jovem maranhense Amâncio de Vasconcelos à cidade para estudar Medicina. Hospedado na pensão de João Coqueiro e Madame Brizard, ele vive a independência que sempre sonhou. As páginas descrevem a rotina local, sublinhando com fina ironia a degradação e a imoralidade que caracterizam o pensionato.
Também costuma aparecer nas questões de Português e Literatura dos principais exames o Viagens na Minha Terra, que narra o percurso do autor Almeida Garrett, que parte de Lisboa em direção a Santarém, no Norte do Brasil. Além de ser um romance histórico, traça profundas críticas ao desenvolvimento urbano de Portugal e de seu progresso como nação ao longo dos anos. São 9 horas e 23 minutos de imersão numa história em que o autor, entre paisagens naturais, também conta o romance de Carlos e Joaninha e seu envolvimento com a Guerra Civil portuguesa.
Já [Memórias de Um Sargento de Milícias](https://www.audible.com.br/pd/Memorias-de-um-Sargento-de-Milicias-Audiolivro/B0CJ5S14F9), de Manuel Antonio de Almeida, traz um retrato bem humorado e romântico do início do século XIX, no Brasil dos “tempos do Rei”. São 6 horas e 48 minutos sobre a trajetória de Leonardo, filho de Leonardo-Pataca e Maria da Hortaliça, um jovem que foi abandonado pelos pais e entregue aos cuidados dos padrinhos no Rio de Janeiro.
Uma das obras mais famosas de José de Alencar, pertencente ao romantismo, Senhora narra a trajetória da meiga Aurélia Camargo, que ao ser abandonada pelo namorado, torna-se fria e calculista. Por meio desse enredo, Alencar demonstra o valor do dinheiro para a sociedade burguesa do século XIX. São 11 horas e 19 minutos para o candidato marcar a obra como lida e ter um bom desempenho na prova.
Em bem menos tempo, apenas 2 horas, os vestibulandos podem mergulhar na história do caixeiro viajante Gregório Samsa, publicada em 1915, e que se tornou o trabalho mais conhecido e estudado de Franz Kafka. A Metamorfose aborda as relações humanas em meio à sociedade burocrática, misturando absurdo, tragédia e realismo, temas recorrentes nos textos deste mestre da literatura ficcional.
E para fechar a lista dos audiolivros que vão ajudar quem está prestando vestibular, está a obra A Alma Encantadora das Ruas, de João do Rio, que já apareceu em questões do Enem, por exemplo. O autor, que nasceu e morreu no Rio de Janeiro, utilizou ao longo de sua vida, a crônica e a reportagem para registrar as mudanças da cidade e do imaginário popular do povo carioca. Com 7 horas e 36 minutos de duração, o audiolivro aborda a realidade social enfrentada pelos moradores da periferia da cidade.