Haja Terapia Podcast

De: Haja Terapia Podcast
  • Sumário

  • Haja Terapia o Podcast que te ajuda a lidar com os seus problemas diários, porque para manter a saúde mental em dia, Haja terapia! Por Karina Brasil e Mylena Matias.
    Haja Terapia Podcast
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • Como lidar com as nossas emoções - Haja Terapia Podcast - #050
    Jul 31 2023


    Agir ou não de acordo com nossas emoções pode tornar-se uma escolha, uma pessoa que tem inteligência emocional não se deixa dominar por completo pelas emoções. 

    Saber regulá-las pode fazer com que você faça menos coisas por impulso e, por consequência, crie menos conflitos nas suas relações.

    A falta de regulação emocional pode trazer algumas consequências negativas, como não saber reconhecer as próprias emoções e não saber consultá-las antes de agir.

    Sendo assim, devemos aprender a  reconhecer e diferenciar emoções, essa habilidade envolve ser capaz de olhar para o que está sentindo no seu corpo, quais pensamentos estão aparecendo em sua mente e dar um nome para sua emoção ou sentimento.

    Precisamos também saber consultar nossas emoções antes de agir, normalmente vemos pessoas em um dilema entre agir conforme a razão ou conforme a emoção. No entanto, uma pessoa com inteligência emocional sabe que tanto a razão quanto a emoção são importantes para uma boa tomada de decisão. 


    _______________________________________________________


    Nos encontre no Instagram:


    Karina Brasil @karinabrasil.psi

    Mylena Matias @mylenamatiias















    Música por Slip.stream - {{artist}} "{{track}}" - - "Falling 012 Instr" - https://slip.stream/tracks/de7e26df-c3e8-46e8-8540-2636d0e1aae4



    Exibir mais Exibir menos
    25 minutos
  • Você é uma pessoa impulsiva? Como lidar com a impulsividade #049 - Haja Terapia Podcast
    Jul 10 2023

    Você é uma pessoa impulsiva?


    Se você não tem travas na língua, costuma falar e fazer tudo que vem na cabeça no momento de altas emoções, tendendo com frequência a agir antes e pensar depois, talvez você deva tomar um pouco de cuidado com a sua impulsividade.

    A impulsividade é um problema relacionado ao autocontrole das ações e emoções, sendo assim quando somos impulsivos tendemos a agir momentaneamente sem um plano ou sem considerar os resultados.

    Pessoas impulsivas geralmente são definidas como irritadas, irresponsáveis, de emoções instáveis e imediatistas.

    Costumam ter pouco controle sobre sua ações, não fazendo um planejamento, nem cogitando os risco das suas ações, assim, a pessoa impulsiva vai xingar, gritar, ameaçar, fazer sexo, comprar um celular novo, apostar, enfim ter uma serie de comportamentos sem avaliar os custos a medio e longo prazo.

    O indivíduo impulsivo constantemente fala tudo que surge na sua cabeça e não pensa se aquilo pode magoar a outra pessoa. Algumas vezes pensa que ser grosseiro ou agir com falta de respeito é apenas “seu jeito de ser”.

    Tomar decisões precipitadas são uma das principais características de alguém impulsivo, como já falamos, a pessoa impulsiva não é capaz de refletir sobre o que quer fazer, ela só faz e não se preocupa com o que vem depois, podendo beber até cair sem pensar no trabalho de amanhã, fazer sexo sem proteção contra DSTs, faltar ao trabalho por que “não está com vontade”.

    A impulsividade pode ser um sintoma de algumas condições, como TDAH, transtorno antissocial, transtorno bipolar, transtornos de controle dos impulsos, transtorno explosivo intermitente, entre outros.

    Se você desconfia que sua impulsividade está te gerando prejuízos, visite um médico/psiquiatra ou psicólogo para obter mais respostas.


    Nos encontre no Instagram:


    Karina Brasil @karinabrasil.psi

    Mylena Matias @mylenamatiias











    Música por Slip.stream - {{artist}} "{{track}}" - - "Falling 012 Instr" - https://slip.stream/tracks/de7e26df-c3e8-46e8-8540-2636d0e1aae4

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos
  • Como melhorar seu relacionamento amoroso - Haja Terapia Podcast - Ep #048
    Jun 19 2023

    Experiências passadas, por vezes frustrantes ou traumáticas, podem embaralhar sua percepção sobre relacionamentos, talvez fazendo você aceitar pouco, apenas por não ser tão ruim quanto o que já vivenciou ou podemos ter aquela imagem de perfeição sobre relacionamentos, que sem nos dar conta, compramos dos filmes, contos de fadas ou das fotografias de redes sociais que pode estar nublado seus pensamentos sobre relacionamentos, fazendo você exagerar nas cobranças, por criar expectativas irreais quanto ao novo relacionamento. As principais causas de crises em relacionamentos amorosos, nascem da falta de habilidade para lidar com as diferenças de valores e opiniões, é importante entender que nosso parceiro ou parceira, por vezes terá um forma diferente de encarar algumas situações, uma forma de enxergar o mundo, devido às suas características próprias e seu histórico familiar. Lembre-se que aquilo que é importante para você pode não ser tão importante para o seu parceiro ou parceira – e vice-versa. Sem que nenhum dos dois esteja errado ou deva mudar de opinião. É necessário saber flexibilizar os limites e entender o que você pode ou não aceitar dentro do seu relacionamento. Treine diferenciar fatos de percepções, “A porta é verde” e “A porta é feia”. Percebeu uma diferença entre as duas frases? A diferença é que a primeira é um fato observável, com o qual quase todo mundo concorda. Já a segunda, é uma percepção. Em um relacionamento, é importante se comunicar descrevendo fatos e percepções, sabendo diferenciar um do outro O seu parceiro não lê mentes. Uma comunicação assertiva no relacionamento é um dos pontos mais importantes, embora pareça um quesito óbvio, muitos casais fracassam, justamente, nesse ponto. Claro, que nem todas as conversas serão prazerosas, isso é natural, pois com o convívio surgiram divergências, mas saber pontuar o que está incomodando e chegar a acordos é algo indispensável em um relacionamento saudável. Para uma boa comunicação podemos fazer uso da linguagem do "Eu", devemos expressar a nossa percepção é dizer, por exemplo “Eu fiquei chateado”. Se você só descreve atitudes da outra pessoa, e não como você está se sentindo e qual sua percepção sobre a situação, é possível que a pessoa comece a tentar se defender da acusação. Um outro ponto necessário para um relacionamento saudável é escolher seu relacionamento todos os dias. Primeiro entenda que não é porque você está em um relacionamento que você é obrigado a continuar nele, mas se optar por estar nesse relacionamento e deseja permanecer, deverá constantemente cultivá-lo. _______________________________________________________ Nos encontre no Instagram: Karina Brasil @karinabrasil.psi Mylena Matias @mylenamatiias




    Música por Slip.stream - {{artist}} "{{track}}" - - "Falling 012 Instr" - https://slip.stream/tracks/de7e26df-c...

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos

O que os ouvintes dizem sobre Haja Terapia Podcast

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.