No episódio de hoje, Gustavo Torres traz uma análise sobre a insegurança alimentar e nutricional no mundo, com base nos dados mais recentes de 2023. São mais de 700 milhões de pessoas enfrentando a fome, e 2,3 bilhões lidando com a insegurança alimentar, e 35% da população global não tem acesso a uma dieta saudável. Mas também há boas notícias, como o aumento do aleitamento materno e a melhoria na nutrição na América do Sul, especialmente no Brasil. Todos estes dados estão no Relatório SOFI - The State of Food Security and Nutrition in the World - lançado pela FAO, OMS, Unicef, IFAD e WFP, que revela dados críticos sobre a fome e a nutrição, e conversamos sobre o impacto desse relatório e seu uso no direcionamento de políticas públicas com o Paulo Caruso de Lima, da FAO.
Escute o episódio e entenda como pesquisadores e profissionais da área de alimentos podem usar esses dados para promover soluções e melhorar a segurança alimentar no planeta.
Acesse o SOFI em português e saiba mais sobre como esse relatório pode ajudar a enfrentar os desafios da fome e da nutrição no mundo.
Link SOFI:https://www.wfp.org/publications/state-food-security-and-nutrition-world-sofi-report
Episódios relacionados:
***************************
Créditos:
Roteiro, locução e mixagem: Gustavo Torres
Edição de roteiro:Ana Augusta Odorissi Xavier
Música da vinheta: Tavinho Andrade
Imagem: Pedro Bastos
***************************
Contato:
Para mensagens, opiniões e sugestões entre em contato através do e-mail: pdccast@unicamp.br.
Nos siga nas redes sociais (Instagram e Facebook): @pratodeciencia.
A transcrição do episódio estará disponível em nosso site: https://www.fea.unicamp.br/?q=node/355
*As publicações e manifestações de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade universitária da Unicamp em meios impressos, páginas da web ou perfis pessoais de redes sociais, ainda que relacionadas a assuntos acadêmicos, são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não representam a opinião da Universidade Estadual de Campinas nem a comprometem.