• Yôga talks

  • De: Umana
  • Podcast

Yôga talks

De: Umana
  • Sumário

  • Aprenda mais sobre o universo do Yôga.
    Copyright 2023 Umana
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • Episode 16: Como estar mais presente?
    Jul 29 2023
    Podemos definir a atenção plena como a capacidade de estarmos conectados com o momento presente, plenamente conscientes das nossas respostas orgânicas, sensações físicas, emoções ou pensamentos a cada segundo que se passa. Ou seja, a atenção plena consiste em estar presente o tempo inteiro. Muitas vezes ao longo do dia entramos no modo automático enquanto realizamos as nossas atividades: nos distraímos, deixamos cair objetos, tropeçamos, esquecemos a chave em algum lugar… A prática do Yôga trabalha a concentração em todos os momentos e em diferentes planos, no entanto, a atenção plena é uma capacidade que pode ser desenvolvida em várias situações a fim de manter a mente agarrada àquilo que está sendo realizado.  Como podemos ser mais conscientes do que fazermos no nosso dia a dia? Como podemos desenvolver a atenção no aqui e no agora? Vem com a gente, aqui te apresentamos seis dicas para aprimorar a concentração e estimular a capacidade de estarmos presentes o tempo todo.
    Exibir mais Exibir menos
    5 minutos
  • Episode 15: Yôga gera mais autoconhecimento
    Jul 26 2023
    Podemos dizer que o autoconhecimento é uma investigação individual voltada a identificar algumas das nossas características mais marcantes como gostos, inclinações, padrões de comportamento e sentimentos. Este autoestudo é uma ferramenta muito eficiente para estimular a autoconfiança e desenvolver a capacidade de tomar decisões, planejar nosso futuro ou definir objetivos e metas de forma mais consciente.  Conhecer-se melhor ajuda a gerenciar as emoções e, ao mesmo tempo, administrar os impulsos associados à falta de autoestima, à ansiedade, às frustrações e às instabilidades emocionais. O sistema de técnicas do Yôga tem como proposta facilitar a compreensão integral da realidade sem a interferência dos sentidos ou da mente. Algo que vai além da razão e do intelecto, mas que usa estas funções para evoluir. Já que estas qualidades, razão e intelecto, existem e funcionam, por que não aprender a manejá-las de forma que a experiência passe por uma outra via, aquela que nos torna conhecedores da origem da matéria e, consequentemente, de nós mesmos?
    Exibir mais Exibir menos
    4 minutos
  • Episode 14: A inteligência emocional
    Jun 25 2023
    A inteligência emocional é a capacidade que temos para perceber e gerenciar nossas próprias emoções e, ao mesmo tempo, entender e saber lidar com as respostas emocionais das pessoas do nosso entorno. Ao desenvolver a inteligência emocional conseguimos, entre outras coisas, administrar nossos impulsos, regular estados de ânimo, adquirir empatia e produzir confiança naqueles que nos rodeiam. Mas, especialmente, compreender que as emoções não são boas nem ruins e sim vitais para nossa adaptação ao mundo, o que ajuda a produzir comportamentos cada vez mais emocionalmente lúcidos e inteligentes. O Yôga tem como consequência, entre muitas das suas virtudes, a melhora da capacidade de gerenciar as emoções. É sabido que numerosas técnicas aplicadas na prática atingem diversos planos orgânicos, e que, afortunadamente, não ficam só aí, se não muito além, até o ponto de gerar transformações em outras áreas mais sutis. Por exemplo, o ásana modifica a estrutura física, desenvolve força e flexibilidade, aprimora a resistência muscular, a mobilidade e a consciência corporal e de movimento, entre outras muitas coisas. Da mesma forma, um ásana com permanência ou com maior dificuldade de execução exige de nós como praticantes muito mais: é preciso transcender as demandas energéticas, a tendência a desfazer a posição, as nossas limitações físicas auto impostas ou a eventual sensação de desconforto ou de preguiça. É aqui quando ativamos todo nosso potencial e treinamos a capacidade de ser melhores, a intenção de evoluir, a resistência a estímulos de derrota e a vontade de tornar-nos mais fortes emocionalmente.  As técnicas aplicadas na prática de Yôga podem ser extrapoladas a nossa rotina diária para produzir efeitos semelhantes. Uma estrutura corporal forte e flexível se adapta muito melhor às demandas físicas do dia a dia. Um mental firme permite estabilidade quando é necessário ativar os pensamentos ou exercitar a memória. Um intuicional treinado favorece a resposta mais adequada na hora de tomar decisões. Da mesma forma, um emocional desenvolvido corretamente é a chave para agir em momentos de estresse de forma lúcida e coerente, distante do peso emotivo próprio de reações precipitadas e comportamentos impulsivos.  O Yôga e as diversas ferramentas utilizadas como respiratórios, técnicas corporais, de limpeza orgânica ou de descontração, exercícios de concentração ou meditação, permitem elevar de forma relativamente rápida a inteligência emocional e atingir padrões comportamentais de maior consciência e lucidez. Só é preciso um pouco de disciplina e dedicação. Os resultados serão muito mais rápidos do que você pensa. 
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos

O que os ouvintes dizem sobre Yôga talks

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.